Mensagens aos Jovens

Capítulo 148

Noivado e casamento

[Flash Player]

O amor é um precioso dom que recebemos de Jesus. A afeição pura e santa não é sentimento, mas princípio. Os que são movidos pelo verdadeiro amor não são irracionais ou cegos. Ensinados pelo Espírito Santo, amam a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos.

Os que pretendem casar-se devem avaliar todo sentimento e observar todo traço de caráter naquele com quem desejam unir sua vida. Cada passo em direção do casamento deve ser caracterizado pela modéstia, simplicidade, sinceridade e pelo sincero propósito de agradar e honrar a Deus. O casamento afeta a vida futura tanto neste mundo como no vindouro. Um cristão sincero não fará planos que Deus não possa aprovar.

Buscando conselho

Se você foi abençoado com pais tementes a Deus, peça conselhos deles. Exponha a eles suas esperanças e planos, aprenda as lições de suas experiências da vida, e será poupado de muita dor. Acima de tudo, faça de Cristo seu conselheiro. Estude Sua Palavra com oração.

Sob essa guia, aceite a jovem como companheiro de vida tãosomente aquele que possua traços de caráter puros e nobres, que seja diligente, honesto e ousado em suas aspirações, que ame e tema a Deus. Que o jovem procure para ficar ao seu lado alguém que esteja habilitada a assumir sua parte nas responsabilidades da vida, cuja influência o enobreça e refine, e que o faça feliz com seu amor.

“Só Deus pode dar uma esposa sensata.” Provérbios 19:14. “O seu marido confia nela. ... Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.” Provérbios 31:11, 12. “Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: ‘Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.” Provérbios 31:26-29. O que consegue uma esposa assim, “encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o Senhor”. Provérbios 18:22. — A Ciência do Bom Viver, 358, 359.

Escolha de companheiros

Os jovens cristãos devem ter muito cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros. Cuidem, para que isso que agora acham ser ouro puro não se transforme em metal sem valor. As amizades mundanas tendem a atrapalhar o serviço a Deus, e muitas pessoas são arruinadas por uniões infelizes, seja nos negócios ou no casamento, com aqueles que nunca poderão elevar ou enobrecer. O povo de Deus nunca deve aventurar-se a pisar em terreno proibido. O casamento entre crentes e incrédulos é proibido por Deus. Mas muitas vezes o coração não convertido segue seus próprios desejos e realizam-se casamentos não aprovados por Deus. — Fundamentos da Educação Cristã, 500.