Mensagens aos Jovens

Capítulo 143

Alta qualidade

[Flash Player]

O Senhor Jesus exige que reconheçamos os direitos de cada ser humano. Seus direitos sociais e seus direitos como cristãos devem ser levados em consideração. Todos devem ser tratados com amabilidade e delicadeza, como filhos e filhas de Deus.

O cristianismo torna as pessoas bem-educadas. Cristo era cortês até com os Seus perseguidores; e Seus verdadeiros seguidores manifestarão o mesmo espírito. Olhe para Paulo quando levado perante os governantes. Seu discurso diante de Agripa é um exemplo de verdadeira cortesia, assim como de persuasiva eloquência. O evangelho não incentiva a polidez formal comum no mundo, mas a cortesia que provém de um coração cheio de bondade.

O mais cuidadoso cultivo das qualidades externas da vida não é suficiente para excluir toda irritabilidade, julgamentos duros e palavras inconvenientes. O verdadeiro refinamento nunca se revelará enquanto o eu for considerado como o objeto supremo. O amor deve residir no coração. O verdadeiro cristão age movido pelo profundo amor ao Mestre. Do amor a Cristo brota o verdadeiro interesse por seus irmãos. O amor comunica graça, decência e beleza de conduta. Ilumina a fisionomia e suaviza a voz; refina e eleva todo o ser. — A Ciência do Bom Viver, 489, 490.

A verdadeira cortesia

Há grande necessidade de que homens e mulheres que têm conhecimento da vontade de Deus aprendam a tornar-se trabalhadores bem-sucedidos em Sua causa. Devem ser pessoas educadas, inteligentes, não com o falso brilho exterior e sorriso fingido dos mundanos, mas com aquele refinamento e verdadeira cortesia que lembram o Céu, e que todo cristão possuirá se for participante da natureza divina. A falta de verdadeira dignidade e refinamento cristãos entre os observadores do sábado depõe contra nós como um povo, tornando sem sabor a verdade que professamos. A obra de educar a mente e as maneiras pode ser levada à perfeição. Se os que professam a verdade não aproveitam agora seus privilégios e oportunidades para crescer até à plena estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus, não honrarão a causa da verdade, nem honrarão a Cristo. — Testemunhos Para a Igreja 4:358, 359.

A escolha de amigos

Os jovens que estão em harmonia com Cristo escolherão amigos que os ajudem a proceder bem, e evitarão amizades que não contribuem para o desenvolvimento de princípios corretos e propósitos nobres. Em todos os lugares se encontram jovens cuja mente é moldada numa forma inferior. Quando postos em contato com essa classe, os que se colocaram sem reservas ao lado de Cristo permanecerão firmes em favor daquilo que a razão e a consciência lhes indicam ser o direito. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 226.