Mensagens aos Jovens

Capítulo 140

A influência

[Flash Player]

A vida de Cristo foi uma influência sempre crescente e ilimitada, uma influência que O ligava a Deus e a toda a família humana. Através de Cristo, Deus conferiu ao homem uma influência que lhe torna impossível viver para si próprio. Individualmente estamos ligados com nossos semelhantes, parte da grande família de Deus, e temos obrigações mútuas. Nenhum homem pode ser independente de seu próximo, porque o bem-estar de cada um afeta a outros. É propósito de Deus que cada um se sinta essencial ao bem-estar dos outros, e procure promover a sua felicidade.

Toda pessoa está circundada por uma atmosfera própria. Essa atmosfera pode estar cheia do poder vivificante da fé, do ânimo, da esperança e perfumada com a fragrância do amor. Ou pode estar pesada e fria com a sombra do descontentamento e egoísmo, ou envenenada com o contato mortal de um pecado acariciado. Pela atmosfera que nos envolve, toda pessoa com quem entramos em contato é consciente ou inconscientemente afetada.

Nossa responsabilidade

Há uma responsabilidade da qual não podemos nos livrar. Nos- sas palavras, nossos atos, nosso traje, nosso comportamento, até a expressão do rosto, têm influência. Da impressão assim causada dependem conseqüências para o bem ou para o mal que ninguém pode calcular. Cada impulso assim comunicado é uma semente que produzirá sua colheita. É um elo na longa cadeia de eventos humanos, que não sabemos até onde se estende. Se por nosso exemplo ajudamos outros na formação de bons princípios, ampliamos sua capacidade de fazer o bem. Eles, por sua vez, exercem a mesma influência sobre outros, e estes ainda sobre terceiros. Assim, por nossa influência inconsciente, milhares podem ser abençoados.

Atire uma pedra num lago, e forma-se uma onda; e a ela se seguem outras; e, à medida que elas aumentam, o círculo se amplia até alcançar a margem. Assim é nossa influência. Além do nosso conhecimento ou controle, ela se torna uma bênção ou maldição para os outros.

O caráter é um poder. O testemunho silencioso de uma vida honesta, desinteressada e piedosa exerce influência quase irresistível. Ao revelar o caráter de Cristo em nossa própria vida, cooperamos com Ele na obra de salvar pessoas. Somente revelando Seu caráter em nossa vida é que podemos cooperar com Ele.

E quanto maior a esfera de nossa influência, maior bem podemos fazer. Quando os que dizem servir a Deus seguirem o exemplo de Cristo, praticando os princípios da lei em sua vida diária, quando todos os seus atos testemunharem de que amam a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos, então a igreja terá poder para abalar o mundo. — Parábolas de Jesus, 339, 340.