Mensagens aos Jovens

Capítulo 138

Princípios de orientação

[Flash Player]

Nossa vida pertence a Jesus. Ele pagou um preço altíssimo e intercede perante o Pai como nosso Mediador, rogando não como um suplicante, mas como um vencedor que reclama aquilo que Lhe pertence. Ele é capaz de salvar completamente, pois vive sempre para interceder por nós. Uma vida jovem é uma oferta preciosa, o mais valioso presente que pode ser oferecido a Deus. Tudo o que você é, todas as habilidades que possui, são um sagrado depósito que Deus lhe confia, para devolver a Ele novamente em oferta voluntária e santa. Você não pode oferecer nada a Deus que Ele não tenha lhe dado primeiramente. Portanto, quando o coração é entregue a Deus, Lhe está sendo dado um presente que Ele já comprou e que Lhe pertence.

Há muitas coisas que exigem o tempo, as afeições e a força dos jovens. Satanás reclama a juventude como sua propriedade, e um grande número atribui a ele toda a habilidade, todo o talento que possuem. O mundo quer o seu coração jovem; mas esse coração pertence Àquele que o salvou. Se for entregue ao mundo, será enchido de preocupação, tristeza e esperanças frustradas; se tornará impuro e corrompido. Seria o pior tipo de roubo dar ao mundo as afeições de seu coração e serviço, porque pertencem a Deus. Você não pode entregar o coração à busca dos prazeres e ainda ter vantagens.

O inimigo da justiça tem todo tipo de prazer preparado para os jovens em todas as circunstâncias da vida; e elas não se apresentam apenas nas grandes cidades, mas em todo lugar habitado por seres humanos. Satanás gosta muito de prender os jovens em suas fileiras como soldados. O arquiinimigo sabe bem com que material tem de lidar; e tem exibido sua sabedoria infernal em inventar costumes e prazeres que separarão as afeições dos jovens de Jesus Cristo. ...

O pródigo

A lição do pródigo foi dada para o ensino dos jovens. Em sua vida de prazer e condescendência pecaminosa, ele gastou a herança numa vida desregrada. Acabou sem amigos e em um país estranho; mal vestido, faminto, desejando até mesmo a comida dada aos porcos. Sua última esperança foi retornar, arrependido e humilhado, à casa de seu pai, onde foi bem recebido, perdoado e novamente aceito pelo pai. Muitos jovens estão fazendo como ele, vivendo uma vida descuidada, amante dos prazeres, esbanjadora, abandonando a fonte de águas vivas, do verdadeiro prazer, e cavando para si poços rachados, que não podem reter água.

O convite de Deus

O convite de Deus atinge a cada jovem: “Meu filho, entregue- Me seu coração; Eu o conservarei puro; satisfarei os anseios dele com verdadeira felicidade.” Deus Se alegra em tornar os jovens felizes, e é por isso que deseja que Lhe entreguem o coração para guardar, para que todas as habilidades concedidas por Ele possam manter-se em condições vigorosas e saudáveis. Estão de posse do dom de Deus, que é a vida. Ele faz o coração pulsar; dá força a cada capacidade. A pura alegria não deprecia nenhum dos dons de Deus. Pecamos contra nosso próprio corpo, e pecamos contra Deus quando buscamos prazeres que separam nossas afeições de Deus. Os jovens devem considerar que são colocados no mundo para uma prova, para mostrar se têm caráter que os habilite para viver com os anjos.

Quando os seus companheiros insistem para que você siga os caminhos do vício e da loucura, e todos os que o rodeiam o tentam a esquecer-se de Deus, a destruir as habilidades que Ele lhe confiou, e depreciar tudo o que é nobre em sua natureza, fique firme. Lembre-se de que você é propriedade do Senhor, comprada por preço alto — o sofrimento e a agonia do Filho de Deus. ...

O Senhor Jesus reclama seu serviço. Ele o ama. Antes de duvidar de Seu amor, olhe para o Calvário. A luz refletida da cruz vai lhe mostrar a grandeza daquele amor que língua alguma pode traduzir. “A pessoa que aceita e obedece aos Meus mandamentos prova que Me ama.” João 14:21. Devemos nos familiarizar com os mandamentos de Deus através de cuidadoso estudo; e então mostrar que somos Seus filhos e filhas obedientes.

Circundado pela misericórdia

As misericórdias de Deus nos cercam a cada momento; e seria proveitoso considerar como e de onde provêm as bênçãos de todo dia. Que as preciosas bênçãos de Deus despertem a nossa gratidão. Não podemos enumerar as bênçãos de Deus, a constante e amorosa bondade, pois são tão numerosas como as refrescantes gotas da chuva. Nuvens de misericórdia pairam sobre nós, prontas a cair. Se apreciarmos o valioso dom da salvação, seremos sensíveis ao refrigério diário, à proteção e amor de Jesus; e seremos guiados no caminho de paz.

Considere as gloriosas coisas de Deus na natureza, e permita que o coração se encha de gratidão ao Doador. Há, no livro da natureza, estudo proveitoso para a mente. Não seja mal-agradecido e indiferente. Abra os olhos do entendimento; veja a bela harmonia nas leis de Deus na natureza, e tema e reverencie o seu Criador, o supremo Governador do Céu e da Terra. Veja-O, com os olhos da fé, inclinado com amor sobre você, dizendo com ternura: “Meu filho, Minha filha, dê-Me o seu coração.” Entregue-se a Jesus e, então, com coração agradecido, diga: “Sei que meu Redentor vive.” A sua fé em Jesus dará força a todo propósito e firmeza ao caráter.

Toda felicidade, paz, alegria e sucesso nesta vida dependem de verdadeira e confiante fé em Deus. Essa fé inspirará verdadeira obediência aos mandamentos de Deus. Seu conhecimento e fé em Deus é o mais poderoso freio contra toda má prática e o motivo de todo bem.

Creia em Jesus como Alguém que perdoa seus pecados, que deseja que você seja feliz nas mansões que Ele foi preparar. Ele deseja que você viva em Sua presença; tenha vida eterna e uma coroa de glória. — The Youth’s Instructor, 5 de Janeiro de 1887.