Mensagens aos Jovens

Capítulo 119

Escolhendo a melhor roupa

[Flash Player]

A Bíblia ensina a simplicidade no vestuário. “Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples.” 1 Timóteo 2:9. Isso proíbe exibição no vestuário, cores extravagantes, muito ornamento. Qualquer artifício planejado para atrair a atenção para o usuário ou para provocar admiração está excluído do traje modesto que a Palavra de Deus recomenda.

Economia no vestuário

Nossas roupas não devem ser caras — não com “ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos”. O dinheiro é algo concedido por Deus. Não é nosso para gastar na satisfação do orgulho ou ambição. Nas mãos dos filhos de Deus é alimento para o faminto e roupa para o nu. É uma defesa para o oprimido, um meio de restituir a saúde ao doente, ou de pregar o evangelho aos pobres. Você pode trazer felicidade a muitos corações ao usar sabiamente o dinheiro que agora é gasto para ostentação. Medite na vida de Cristo. Estude Seu caráter, e seja participante com Ele de Sua abnegação.

No professo mundo cristão, gasta-se com jóias e roupas desnecessariamente caras o que seria suficiente para alimentar todos os famintos e vestir os nus. A moda e a ostentação consomem os meios que poderiam confortar os pobres e sofredores. Privam o mundo do evangelho do amor do Salvador. ...

Qualidade e bom gosto

Nossa roupa, embora modesta e simples, deve ser de boa qualidade, de cores apropriadas e adequadas ao uso. Deve ser escolhida mais pela durabilidade do que pela aparência. Deve proporcionar calor e proteção adequada. A mulher sábia descrita em Provérbios, “quando faz muito frio, não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir”. Provérbios 31:21.

Saúde e asseio

Nossa roupa deve ser asseada. A falta de asseio no vestuário faz mal à saúde, e assim contamina o corpo e a mente. “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus... Se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa.” 1 Coríntios 3:16, 17.

O vestuário deve ser saudável em todos os aspectos. Acima de tudo, Deus deseja que tenhamos saúde (3 João 2) — saúde física e mental. E devemos trabalhar junto com Ele para a saúde tanto do espírito como do corpo. Ambas são promovidas pelo vestuário saudável.

Graça e beleza naturais

O vestuário deve ter a graça, a beleza, a conveniência da simplicidade natural.

Cristo nos advertiu contra o orgulho da vida, mas não contra sua graça e beleza naturais. Apontou às flores do campo, ao lírio desabrochando em sua pureza, e disse: “Nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.” Mateus 6:29. Assim, através das coisas da natureza, Cristo ilustrou a beleza que o Céu valoriza, a graça modesta, a simplicidade, a pureza, a conveniência, que tornariam nossas roupas agradáveis a Ele. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 302, 303.