Mensagens aos Jovens

Capítulo 110

O lar é uma escola

[Flash Player]

Os jovens não se tornam mentalmente fracos ou ineficientes por se consagrarem ao serviço de Deus. “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” Salmos 111:10. A mais tenra criança que ama e teme a Deus, é maior aos Seus olhos do que o homem mais talentoso e instruído que negligencia a grande salvação. Os jovens que consagram o coração e a vida a Deus, assim fazendo se têm colocado em ligação com a Fonte de toda sabedoria e excelência.

Deveres diários

Se as crianças fossem ensinadas a considerar a humilde rotina dos deveres diários como o caminho a elas indicado pelo Senhor, como uma escola na qual devem ser preparadas para a realização de um serviço fiel e eficiente, quão mais agradável e honroso lhes pareceria o seu trabalho! Cumprir todo dever como sendo ao Senhor, lança um encanto ao redor da mais humilde ocupação, ligando os obreiros na Terra com os seres santos que cumprem a vontade de Deus no Céu.

E no lugar que nos foi designado, devemos cumprir nossos deveres com a mesma fidelidade com que o fazem os anjos em sua mais alta esfera. Os que se sentem servos de Deus serão homens em quem, em toda a parte, se possa confiar. Os cidadãos do Céu se mostrarão os melhores cidadãos na Terra. Uma justa visão de nossos deveres para com Deus, leva a claras percepções dos que temos para com os nossos semelhantes.

A recompensa da mãe

Quando se assentar o juízo, e os livros forem abertos; quando o “muito bem” (Mateus 25:21) do grande Juiz for pronunciado, e a coroa de glória imortal colocada na fronte do vencedor, muitos erguerão essas coroas à vista do Universo reunido e, indicando sua mãe, dirão: “Ela me fez tudo quanto sou mediante a graça de Deus. Seus ensinos, suas orações, foram abençoados quanto à minha salvação eterna.” ...

Os jovens devem ser exercitados em permanecer firmes ao lado do direito em meio da iniqüidade dominante, de modo a fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para deter o progresso do vício e promover a virtude, a pureza e a verdadeira coragem. As impressões produzidas na mente e no caráter nos primeiros anos da vida são profundas e duradouras. Uma educação sem sabedoria, ou más companhias, exercerão muitas vezes na mente juvenil uma má influência que posteriores esforços serão impotentes para apagar. — The Signs of the Times, 3 de Novembro de 1881.

Possibilidades da educação no lar

A juventude e a infância de hoje é que determinam o futuro da sociedade, e o que esses jovens e essas crianças serão depende do lar. A falta de boa educação doméstica pode ser responsabilizada pela maior parte das enfermidades, de miséria e criminalidade que afligem a humanidade. Se a vida doméstica fosse pura e verdadeira, se os filhos que saem do lar se achassem devidamente preparados para enfrentar as responsabilidades da vida e seus perigos, que transformação experimentaria o mundo! — A Ciência do Bom Viver, 351.