Mensagens aos Jovens

Capítulo 81

Cabeça boa

[Flash Player]

O estudo da Bíblia é superior a todos os outros no fortalecimento do intelecto. Quanto conhecimento os jovens podem adquirir ao explorar a Palavra de Deus! A mente pode se aprofundar mais e mais em seu estudo, adquirindo força a cada esforço para compreender a verdade; e ainda existe um infinito além.

Os que professam amar a Deus e reverenciar as coisas sagradas, mas permitem que a mente se rebaixe ao que é superficial e irreal, estão-se colocando no terreno de Satanás e fazendo sua obra. Se os jovens estudassem as gloriosas obras de Deus na natureza, Sua majestade e poder como revelados em Sua Palavra, teriam as faculdades avivadas e elevadas. Receberiam força, sem arrogância. Através da contemplação das maravilhas do poder divino, a mente aprenderá esta lição — a mais difícil, porém a mais útil de todas — de que a sabedoria humana é loucura se não estiver ligada ao Infinito e santificada pela graça.

A obra mediadora de Cristo

A obra do querido Filho de Deus de ligar a criatura com o Criador, o finito com o Infinito, através de Sua própria pessoa divina, é um tema que bem pode ocupar nossos pensamentos por toda a existência. Essa obra de Cristo deveria confirmar a inocência e lealdade dos seres de outros mundos, bem como salvar os perdidos e os que estão a perecer na Terra. Ele abriu um caminho para que os desobedientes voltassem a obedecer a Deus, enquanto, pelo mesmo ato, protegeu os que já eram puros, para que não se contaminassem com o pecado.

Enquanto nos alegramos de que existam mundos que jamais caíram, esses mundos louvam, honram e glorificam a Jesus Cristo pelo plano da redenção para salvar os filhos de Adão que pecaram, além de confirmá-los em sua posição e seu caráter de pureza. O braço que ergueu a família humana da ruína que Satanás trouxe à raça através de suas tentações é o mesmo que protegeu do pecado os habitantes de outros mundos. O Pai e o Filho Se preocupam e amparam cada mundo através do espaço infinito, e esse cuidado é constantemente exercido em favor da humanidade caída. Cristo está intercedendo em favor do homem, e a ordem dos mundos invisíveis também é conservada por Sua obra mediadora. Não são esses temas de suficiente grandeza e importância para ocupar nossos pensamentos e levar-nos a agradecer e adorar a Deus?

Desenvolvimento intelectual

Abram a Bíblia aos nossos jovens, atraiam sua atenção aos tesouros escondidos, ensinem-lhes a procurar suas jóias de verdade, e obterão tal força intelectual que o estudo de tudo quanto a filosofia abrange não poderia transmitir. Os grandes temas de que a Bíblia trata, a digna simplicidade de suas declarações inspiradas, os assuntos elevados que apresenta à mente, a luz penetrante e clara do trono de Deus iluminando o entendimento, desenvolverão tanto as faculdades da mente, que isso dificilmente poderá ser compreendido e nunca totalmente explicado.

A Bíblia apresenta um campo ilimitado à imaginação, tão mais elevado e enobrecedor no caráter do que as criações superficiais do intelecto não santificado, tanto quanto o Céu está mais alto do que a Terra. A história inspirada de nossa raça é colocada nas mãos de cada indivíduo. Todos podem começar agora sua busca. Podem se familiarizar com nossos primeiros pais como se encontravam no Éden, em santa inocência, desfrutando a comunhão com Deus e com os anjos sem pecado. Podem comprovar como teve início o pecado e seus resultados sobre a raça humana, e seguir, passo a passo, o trajeto da história sagrada, conforme registra a desobediência e a impenitência do homem e a justa retribuição do pecado.

A mais elevada cultura

O leitor pode aprender com patriarcas e profetas; pode acompanhar as cenas mais inspiradoras; pode contemplar a Cristo, que era Rei no Céu, igual a Deus, descendo até à humanidade e colocando em prática o plano de redenção, libertando o homem das correntes com que Satanás o prendera, e tornando-lhe possível recuperar sua natureza semelhante a Deus. Cristo, tomando sobre Si a humanidade, mantendo-Se ao nível do homem por trinta anos, e oferecendo Sua vida em sacrifício pelo pecado para que o homem não fosse deixado a morrer, é um assunto para a mais profunda reflexão e o mais concentrado estudo. ...

Compreenda a mente as maravilhosas verdades da Revelação, e nunca se contentará em empregar suas faculdades em assuntos banais; antes, se voltará sentindo aversão à literatura desprezível e aos divertimentos inúteis que estão desmoralizando os jovens de hoje. Os que têm aprendido com os poetas e sábios da Bíblia, e cuja mente tem sido despertada pelos gloriosos atos dos heróis da fé, sairão dos ricos campos de pensamentos muito mais puros de coração e elevados na mente do que se tivessem estudado os mais célebres autores seculares, ou contemplado e glorificado as façanhas dos Faraós, dos Herodes e dos Césares do mundo.

As habilidades dos jovens estão, na maioria, inativas, porque eles não fazem do temor de Deus o princípio da sabedoria. O Senhor deu sabedoria e conhecimento a Daniel porque ele não era influenciado por qualquer poder que interferisse em seus princípios religiosos. A razão por que temos tão poucos homens de entendimento, de estabilidade e sólido valor, é que muitos pensam que encontrarão grandeza estando desligados do Céu.

Deus não é reverenciado, amado e honrado pelos filhos dos homens. A religião não é vivida da mesma maneira que professada. O Senhor pouco pode fazer em favor do homem, porque ele facilmente se enche de orgulho e se considera muito importante! Deus deseja que aumentemos nossas aptidões e aproveitemos todo privilégio de expandir, cultivar e fortalecer o entendimento. O homem nasceu para uma vida mais elevada e nobre do que a que ele desenvolve. O período de nossa existência mortal nos prepara para a vida que se compara à vida de Deus.

A Bíblia é uma grande escola

Que assuntos maravilhosos são apresentados nas Sagradas Escrituras para meditação! Onde poderão ser encontrados temas mais elevados para meditação? Onde podemos encontrar temas tão interessantes? Em que sentido são todas as pesquisas da ciência humana comparáveis, em sublimidade e mistério, à ciência da Bíblia? Onde encontrar algo que assim desperte as energias da mente em pensamento profundo e sério?

Se permitirmos que nos fale, a Bíblia nos ensinará o que coisa alguma pode ensinar. Mas ai! O tempo é gasto em tudo, menos na Palavra de Deus. A literatura sem valor, histórias de ficção, são lidas com ansiedade, enquanto a Bíblia, com todos os seus tesouros de sagrada verdade, é negligenciada sobre nossa mesa. Se se tornar a norma da vida, a Palavra de Deus refinará, elevará e santificará. É a voz de Deus ao homem. Vamos dar-lhe ouvidos?

“A explicação da Tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.” Salmos 119:130. Anjos se colocam ao lado daquele que pesquisa as Escrituras, para impressionar e iluminar-lhe a mente. A advertência de Cristo tem a mesma força para nós que ao ser dirigida aos primeiros discípulos, dezoito séculos atrás: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que falam a respeito de Mim.” João 5:39. — The Review and Herald, 11 de Janeiro de 1881.