Mensagens aos Jovens

Capítulo 53

Oportunidades que passam

[Flash Player]

Alunos, cooperem com os seus professores. Assim fazendo, dãolhes ânimo e esperança. São-lhes um auxílio, ao mesmo tempo que ajudam a si mesmos a progredir. Lembrem-se de que depende em grande parte de vocês o se colocarem os seus professores vantajosamente, o ser a sua obra um reconhecido sucesso. Têm de ser discípulos no mais alto sentido da palavra, vendo por trás do mestre o próprio Deus, e o mestre cooperando com Ele.

Estão passando rapidamente as suas oportunidades de trabalhar. Vocês não têm tempo para gastar só com a satisfação própria. Unicamente se esforçando com diligência em busca de sucesso, vocês conseguirão a verdadeira felicidade. Preciosas são as oportunidades a vocês oferecidas durante o tempo que passam na escola. Tornem a vida de estudante a mais perfeita possível. Não percorrerão essa atividade senão uma única vez. E de vocês depende que esse trabalho seja um sucesso ou um fracasso. Ao serem bem-sucedidos na obtenção de conhecimento bíblico, estarão acumulando tesouros para distribuir.

Auxiliar a outros

Se vocês têm um colega atrasado, expliquem-lhe a lição que não compreende. Isto ajudará sua própria compreensão. Usem palavras simples; exponham as idéias em linguagem clara e fácil.

Ajudando ao colega, estarão sendo úteis aos professores. E muitas vezes alguém cuja mente parece lenta, captará mais depressa as idéias de um aluno que de um professor. Esta é a cooperação que Cristo aprova. O grande Mestre lhes está ao lado, auxiliando-os a ajudar aquele que está mais atrasado.

Talvez vocês tenham, em sua vida escolar, oportunidades de falar ao pobre e ao ignorante, das maravilhosas verdades da Palavra de Deus. Aproveitem toda oportunidade de o fazer. O Senhor abençoará cada momento assim passado. — Testemunhos Para a Igreja 7:275, 276.

Perfeito domínio das matérias básicas

Não fiquem satisfeitos com um padrão baixo. Ao irem para a escola, certifiquem-se de o fazer com um nobre e santo objetivo. Vão porque desejam habilitar-se para o serviço em qualquer parte da vinha do Senhor. Façam tudo ao seu alcance para atingir esse objetivo. É-lhes dado fazer por vocês mesmos mais do que seria possível a qualquer outro realizar em seu benefício. E, se fizerem por vocês tudo que puderem, que fardo tirarão de cima do diretor e dos professores!

Antes de tentar estudar os ramos mais elevados do conhecimento literário, estejam certos de compreender perfeitamente as simples regras de gramática da língua materna, havendo também aprendido a ler e escrever corretamente. ...

Não gastem tempo em estudar aquilo que de pouca utilidade lhes será na vida posterior. Em lugar de se esforçarem no estudo dos clássicos, aprendam primeiro a falar corretamente a língua materna. Aprendam como escriturar contas. Adquiram conhecimento dos ramos de estudo que os ajudarão a ser úteis onde quer que se encontrem. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 218, 219.