Mensagens aos Jovens

Capítulo 49

A necessidade de educação cristã

[Flash Player]

Deus requer o cultivo das faculdades mentais. É Seu desígnio que Seus servos possuam mais inteligência e mais claro discernimento que os mundanos, e Se desagrada dos que são muito descuidados ou preguiçosos para se tornarem obreiros eficientes e bem-preparados. Deus nos manda amá-Lo de todo o coração, de toda a alma, com toda a força, e com todo o entendimento. Isso nos impõe a obrigação de desenvolver o intelecto até a mais plena capacidade, para que com todo o entendimento conheçamos e amemos nosso Criador.

Se for submetido à direção do Espírito, quanto mais perfeitamente cultivado o intelecto, tanto mais eficazmente poderá ser usado no serviço do Senhor. O homem iletrado que é consagrado a Deus e deseja abençoar a outros pode ser e é utilizado pelo Senhor em Seu serviço. Mas os que, com o mesmo espírito de consagração, tiveram o benefício de uma instrução completa, podem fazer obra muito mais extensa para Cristo. Estão em posição vantajosa.

Serviço mais elevado

O Senhor deseja que obtenhamos toda a instrução possível, com o objetivo de partilhar com outros nosso conhecimento. Ninguém pode saber onde nem como será chamado para trabalhar ou falar para Deus. Somente nosso Pai celeste vê o que pode fazer do homem. Há perante nós possibilidades que nossa fraca fé não percebe. Nossa mente deve estar tão treinada que, se necessário, possamos expor as verdades da Palavra de Deus perante as mais altas autoridades terrenas, de maneira tal que glorifique Seu nome. Não devemos perder oportunidade alguma de preparar-nos intelectualmente para a obra de Deus.

Educação completa

Que os jovens que necessitam de instrução dediquem-se com determinação para obtê-la. Não esperem uma oportunidade, criem na vocês mesmos. Aproveitem qualquer meio que se apresente. Pratiquem a economia; não gastem o seu dinheiro na satisfação do apetite nem em divertimentos. Sejam decididos em se tornar úteis e eficientes como Deus o quer. Sejam pontuais e fiéis em tudo quanto fizerem. Aproveitem toda oportunidade para fortalecer o intelecto. Seja o estudo de livros combinado com um útil trabalho manual, e retenham por esforço fiel, vigilância e oração, a sabedoria que é de cima. Isso lhes dará educação completa. Assim podem crescer no caráter e ter influência sobre outras mentes, habilitando-se a conduzi-las na estrada da justiça e santidade.

Muito mais poderia ser conseguido no crescimento individual, se estivéssemos alerta para as nossas próprias oportunidades e privilégios. Verdadeira instrução significa mais do que os colégios podem dar. Embora o estudo das ciências não deva ser negligenciado, deve ser obtida maior instrução mediante ligação vital com Deus. Que cada estudante tome sua Bíblia e ponha-se em comunhão com o grande Mestre. Que a mente seja treinada e disciplinada para lutar com os problemas difíceis na pesquisa da verdade divina.

Conhecimento e disciplina

Os que têm fome de conhecimento para tornarem-se uma bênção para seus semelhantes, receberão eles mesmos bênçãos de Deus. Pelo estudo da Palavra, suas forças mentais serão estimuladas a uma atividade fervorosa. Haverá expansão e desenvolvimento das faculdades e a mente adquirirá capacidade e eficiência.

Cumpre a todo o que quiser ser servo de Deus exercer o domínio de si mesmo. Isso efetuará mais que a eloqüência ou os talentos mais brilhantes. — Parábolas de Jesus, 334, 335.

A expectativa dos pais

É sempre melhor e mais seguro fazer o que é direito porque é direito. Vamos fazer agora algumas sérias reflexões? Pensar corretamente é a base do correto proceder. Assentem na mente que vocês vão corresponder às expectativas de seus pais, que vão fazer fiéis esforços para se distinguirem, que cuidarão em que o dinheiro gasto com vocês não tenha sido mal aplicado e desperdiçado. Formem decidido propósito de cooperar com os esforços feitos pelos pais e os mestres, alcançando uma elevada norma de conhecimentos e de caráter. Determinem-se a não decepcionar os que os amam o bastante para confiar em vocês. É valoroso proceder retamente, e Jesus os ajudará a fazê-lo, caso queiram fazer justamente porque é direito. — Fundamentos da Educação Cristã, 248.